Engenheiro Ubatuba de Faria, 105 - Sarandi - Porto Alegre/RS

  Área do Cliente

 contato@qualicontecnologia.com.br

Ensaios Especiais

A principal função do teste é auxiliar na definição do tipo de preparo da base.

Ensaio de aderência de revestimentos de argamassa é padronizado através da da NBR 13.528 para auxiliar os construtores no controle das variáveis que interferem no desempenho do produto.

A lista de fatores que interferem no desempenho dos revestimentos de argamassa é enorme e inclui desde as características da base e os materiais empregados até as condições ambientais e os métodos de aplicação utilizados. Importante parâmetro de qualidade do revestimento, a aderência da argamassa ao substrato, seja ele concreto ou blocos (cerâmicos, de concreto ou sílico-calcário), também varia de acordo com esses fatores. Por isso mesmo, merece ser testada.

O instrumento que permite fazer tal avaliação é o ensaio de aderência, realizado de acordo com método prescrito na norma NBR 13.528:2010 - Revestimentos de Paredes e Tetos de Argamassas Inorgânicas - Determinação da Resistência de Aderência à Tração, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A principal função do teste é auxiliar na definição do tipo de preparo da base, bem como da argamassa que melhor funciona sob condições específicas existentes, especialmente do substrato.

O ensaio de resistência de aderência à tração é importante para verificar a interação entre as camadas constituintes do revestimento (base, camada de ligação, revestimento), determinando o valor da tensão de aderência máxima que o revestimento suporta, assim como qual a interface do revestimento que apresenta menor resistência às tensões atuantes no revestimento.